Lilypie Second Birthday tickers
Lilypie Kids Birthday tickers

quinta-feira, janeiro 29, 2009

update fraldas reutilizáveis

Acho que chegou a altura de fazer um ponto da situação da nossa utilização de fraldas reutilizáveis...

Tenho lido relatos de mães que usam estas fraldas, a Hellcat13 que deixou este link muito interessante de uma reportagem do Nós por Cá sobre estas fraldas, e o relato da mamã Vanamamy escreveu sobre a sua experiência com as fraldas reutilizáveis.

Neste momento já usamos estas fraldas há cerca de 1 mês e meio... e adoramos...

Fugas:

De vez em quando há uma fuga... normalmente mais durante a noite porque ele passa mais tempo com a fralda, porque eu muitas vezes estou tão perdida de sono quando lhe mudo a fralda que não a ajusto bem... Mas quanto a mim as fugas não são nem tão grandes nem com uma frequência que me faça desistir de usar estas fraldas... e em especial se usar as Bumgenious, sei que não tenho fugas...

A pele do Gil:

Ao contrário do q está a acontecer com a Vanamamy, o rabito do Gil só se ressente das fraldas descartáveis... basta usar 1 que a pele começa logo fica logo mais vermelha... mesmo assim aqui em casa não somos fundamentalistas, de vez em quando o Gil usa fraldas descartáveis... especialmente se vai andar no ovo durante mais tempo, porque como são menos volumosas ele fica mais confortável...

Lavagens:

Inicialmente lavava fraldas todos os dias... achava que não tinha fraldas suficientes para lavar dia sim dia não... e de facto não tinha... faltavam-se umas 2-3... mas depois pensei que se continuasse a fazer isso estaria a gastar mais àgua e detergente do que poupava em usar uma ou duas fraldas, e como ainda por cima começámos a sair mais vezes (pelo menos 2 vezes por semana para irmos à ginástica e massagem para bebés) optámos por usar fraldas descartáveis nessas alturas... e sendo assim só precisamos de lavar dia sim dia não...

Normalmente carrego a máquina antes de me ir deitar, e programo para começar a lavar à meia noite (como temos o contador bi-horário sai mais barato)... depois quando me levanto durante a noite para dar de mamar ao Gil dou um pulinho à lavandaria depois de ele adormecer e ponho as fraldas na máquina de secar... assim quando chega a manhã já tenho todas as fraldas lavadas e secas prontas para "preparar" e usar... na minha opinião não dá trabalho... mas isso sou só eu...

Quanto ao detergente... já usei Bancotex, norit e skip baby... para mim destes 3 o melhor é mesmo o Skip baby liquido...

Marcas de fraldas favoritas:

Tamanho único são sem dúvida as Bumgenious v3.0... são óptimas! O tecido é resistente os absorventes óptimos e ajustam-se muito bem ao rabito do Gil... e fugas são mesmo muito raras...

Também temos Naturalbaby e Mommy'sTouch de tamanho único... as primeiras são boas mas acho que não se ajustam tão bem ao bebé como as Bumgenious,

e o sistema de molas das segundas é um bocado complicado para mim...



Das fraldas de tamanho variável, já experimentei as Bitti, Drybees, Swaddlebee e DeluxeFluff. As minhas favoritas, por todos os motivos e mais alguns são mesmo as Bitti

São lindas, adaptam-se muito bem ao rabinho do bebé (foram as primeiras a ser usadas no Gil pois são mais compactas e muito absorventes... são perfeitas...

As Drybees também são muito boas na minha opinião e são mais baratas no site da EcologicalKids... também gosto muito, e têm a vantagem de serem fraldas de bolso o que quer dizer que sepode aumentar a capacidade de absorção da fralda simplemente pondo mais um absorvente no "bolso"... mas em termos visuais não são tão lindas como as Bitti...


As outras fraldas, na minha opinião não são tão boas, principalmente porque não são muito absorventes e como o Gil é um bebé que faz muito xixi quando as usamos sei que passado 1 hora tenho de mudar a fralda se não quiser molhar a roupa...

Agora conselhos a quem quer experimentar:

Eu não me arrependo em nada de usar fraldas reutilizáveis em vez das descartáveis... acho que foi a opção correcta. Para quem quiser ver as fraldas e experimentar modelos diferentes o site da EcologicalKids é de facto muito bom (o serviço pós-venda é excelente), mas ultimamente cheguei à conclusão que para compras de um maior número de fraldas os preços não são tão acessíveis...

Recentemente consegui comprar as Bumgenious a 16€ por fralda e as Bitti a 14€ por fralda (contra os 22€ e os 25€ respectivamente da EcologicalKids)... e por isso recomendo que quem quer investir faça uma pesquisa online, especialmente em sites do Reino Unido, e vão encontrar preços bastante mais competitivos...

Conselhos de utilização... eu nunca usei as fraldas só com o absorvente de recém nascido... na minha opinião mais vale combiná-lo com o absorvente normal e assim tem-se uma maior capacidade de absorção... as fraldas ficam mais volumosas sim... mas o risco de fuga diminui...

Curiosidades:

1. Sabiam que as fraldas descartáveis têm 5% de IVA e as reutilizáveis têm 20%? Assim é que se incentiva ao pensamento ecológico, não é? NOT!

2. Sabiam que no Reino Unido as Câmaras Municipais oferecem incentivos monetários, (até cerca de 100€ ), packs de iniciação ou vouchers para compra de fraldas para quem optar por usar fraldas reutilizáveis, e que existe mesmo um movimento de "Real nappies for London"? E que tal "Real nappies for Porto" ou "Real nappies for Lisboa"?

3 comentários:

Rute disse...

parece.me bem... gostei de ler a tua experiência sobre as fralda reutilizáveis... tenho pena de não ter pensado bem nisso.

Islei disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Islei disse...

Olá Ana, Obrigada por compartilhar conosco.
Vou experimentar o pack unisexo da ecologicalkids, e pesquisar se encontro as que eu gostar mais em conta, né??
Obrigada e muitas felicidades!!